Como estudar Exatas com o Anki

Muitos perguntam como estudar exatas com o Anki, e isso por mais simples que possa parecer, é um desafio, principalmente aos iniciantes no programa.

 

Antes de tudo, o Anki foi inicialmente feito para aprendizado de idiomas. Hoje, é uma ferramenta muito utilizada também na área da medicina, e em nosso país, concursos públicos.

 

Esse post será apenas dicas e ideias para serem utilizadas, nada é definitivo, e você deve utilizar o Anki de acordo com a sua necessidade e da forma que for mais confortável.

 

O Anki tem suporte ao LATEX. É uma notação para que comandos de texto virem fórmulas matemáticas. E no Anki, a fórmula LATEX é feita entre estes símbolos:

\[código latex\]

 

Mas a dica que tenho não está ligada diretamente ao LATEX. Você pode utilizá-lo, mas não é regra. Aqui a coisa será mais simples. Em relação ao LATEX, esse post, para não se alongar, não irá tratar sobre o tema.

 

Então vamos lá! Duas formas encontrei para não apenas decorar a fórmula, mas para aprender a utilizá-la.

 

Utilizando o CLOZE para “decorar” a fórmula

 

Para decorar, podemos, com notação simples, ocultar determinada parte da fórmula ou apenas o sinal algébrico.

 

Exemplo de cartão CLOZE com ocultação da fórmula da Progressão Aritmética, bastante utilizada em Raciocínio Lógico:

 

an = [[oc1::a1]] + ([[oc3::n − 1]]) * [[oc2::r]]

an = a1 + (n-1) * r

 

Isolamos grupos da fórmula, mas poderíamos isolar também sinais, pois eles são importantes pontos a dominar. Vejamos como ficaria no Anki:

É uma fórmula simples. Eu ocultei praticamente tudo, porém, em fórmulas mais complexas, ou de início no aprendizado, sugiro ocultar pequenos blocos, o suficiente para que a informação não fique pesada.

 

Detalhe: se você utilizar o LATEX, não funcionará bem com o formato Cloze.

 

Sugestão de resolução

 

Utilizando a mesma fórmula, podemos criar a resolução de um exercício (sendo recomendado criar vários cards para diversificar o resultado).

 

Nessa dica, a sugestão é utilizar uma folha e resolver a fórmula fora do Anki.

 

 

Reescreva a Fórmula

Partindo do mesmo princípio anterior, essa dica é semelhante à primeira, porém, acredito que funcione melhor para a aplicação numa prova.

 

Ela simplesmente pede para que você redija a fórmula numa folha.

 

 

Aqui, podemos tanto pedir para reescrever a fórmula quanto dar os valores, como na segunda dica, e a reescrita deve conter a aplicação correta de cada valor na fórmula.

 

Conclusão

 

É isso, pessoal. São dicas simples que funcionam como um leque fechado – cabe a vocês aplicarem da melhor forma para a sua situação. Espero que seja útil para vocês.

Ah, siga nosso grupo no Telegram.

Guilherme Costa
Últimos posts por Guilherme Costa (exibir todos)

Leave a Reply