Tipos de Notas e Cartões do Anki – Conceitos e Exemplos de Aplicações


Neste tutorial, serão apresentadas algumas aplicações básicas para os diferentes tipos de cartões e notas do Anki. Além disso, vamos compreender alguns termos chave do programa Anki que são importantes para dominar as ações de comando do software.

Tipos de Notas

O Anki permite criar vários tipos de notas para finalidades diferentes. O tipo de nota é um grupo de campos de anotações usados para organizar as informações no cartão, ou seja, cada tipo de nota possui seu próprio conjunto de campos.

Exemplo de aplicação: Um tipo de nota “Básico” vai ter os campos frente e verso. Já um tipo de nota nomeado como “BANCA CESPE” poderá ser configurada para ter o campo “Assertiva”, na parte frontal do cartão, e no verso o campo “Resposta”.

nota banca cespe - campos personalizados

 

Uma observação relevante é que o Anki identifica cartões duplicados quando compara notas do mesmo tipo. Se você fizer um cartão que na parte frontal mostra o nome de uma cidade, por exemplo Cajueiro, e a resposta tem que ser o estado onde ela se localiza, ou seja, Alagoas, e um outro cartão que tenha Cajueiro na parte frontal e a resposta está se referindo ao “Caju”, esses cartões serão considerados duplicados pelo Anki se estiverem dentro do mesmo tipo de nota. Para evitar esse tipo de problema ou mensagem de “Mostrar Duplicados” faça um outro tipo de nota nomeado como “Cartão – Estado”.

Outro ponto a ser destacado é que os tipos de notas não são limitados a um determinado baralho, ou seja, eles podem ser utilizados para a sua coleção inteira de cartões. Na janela “Adicionar”, você poderá selecionar qual o tipo de nota será utilizado e em qual baralho será adicionado o cartão. Essas escolhas são totalmente independentes uma da outra.

Padrões de Notas do Anki

O Anki automaticamente fornece tipos de notas padrão para tornar a vida dos usuários mais fácil. Se for necessário, você poderá criar outros tipos de notas para adicionar mais campos extras.

Os tipos de notas padrão são os seguintes:

Básico

É o tipo de nota mais simples e possui dois campos: Frente e Verso. É usado para criar cartões do tipo Pergunta e Resposta.

Exemplo de aplicação do cartão básico na tela “Adicionar”

Tipo de Nota Básico

 

Visualização do cartão básico durante a revisão

Frente - Básico

Verso - Básico

 

Básico e Cartão Invertido

Tem exatamente o mesmo layout do Básico. A diferença é que esse tipo de nota vai gerar dois cartões. O primeiro cartão é frente e verso e o segundo cartão tem os campos invertidos, ou seja, o que está no verso vai para a frente do cartão se tornando a pergunta.

Veja como fica a visualização dos dois cartões utilizando o tipo de nota Básico e Cartão Invertido.

Exemplos de aplicação:

Primeiro cartão: Inglês – Português

Frente do Cartão 1 - básico e invertido

 


Verso do cartão 1 - Básico e Invertido

 

Segundo Cartão: Português – Inglês

Frente - Cartão 2 basic invertido

 

 

Verso do cartão 2 - Básico e Invertido (editado)

 

Básico e Cartão Invertido Opcional

A princípio, faz a função de um tipo de nota Básico. A diferença do Básico e Cartão Invertido Opcional é um terceiro campo, denominado de “Adicionar Invertido”. Caso este campo seja preenchido, um cartão reverso será criado.

 

Tela Adicionar - Básico e Invertido Opcional

 

Cloze ou Omissão de Palavras

É um tipo de nota que trabalha com exclusão de lacunas, em inglês cloze deletion, e geralmente é mais rápida para fazer os cartões. A exclusão de lacunas vai omitir uma determinada parte do texto selecionada pelo usuário. O teste ativo do cartão é justamente lembrar quais palavras completam o trecho omitido.

Exemplo de aplicação:

Tela Adicionar - Omissão de Palavras

 

Para criar notas do tipo Cloze, selecione a palavra a ser omitida e clique no botão […]. O Anki automaticamente colocará o texto selecionado como um trecho omitido no verso do cartão.

Observe na imagem abaixo como ficam as palavras ou trechos selecionados após utilizar o botão cloze.

 

Tela Adicionar - Clozes aplicados

 

Observe que são gerados os códigos “c1” e “c2” antes das palavras que serão omitidas. Por padrão, os clozes são gerados com essa sequência c1, c2, c3, c4, c5 …, fazendo com que o Anki crie um cartão separado para cada código do cloze.

Esse detalhe é importantíssimo na construção dos seus cartões.

No exemplo utilizado sobre a informação do rio Paraná, serão gerados dois cartões.

Seguem as visualizações das telas.

Primeiro cartão:

frente cloze - c1

 

 

verso cloze - c1

 

Segundo cartão:

frente cloze - c2

 

 

verso cloze - c2

 

Para gerar apenas um cartão, mesmo que ele tenha várias omissões, basta editar os códigos, colocando todos como “c1”.

No exemplo ficará dessa forma:

Clozes unificados

 

 

cloze - verso do cartão unificado


Básico – Digite a Resposta

 

É um tipo de nota, originada do cartão básico, em que é possível digitar a resposta na frente do cartão. Todos os caracteres digitados serão comparados com os caracteres da resposta correta. Por padrão, essa nota já vem disponível para a versão do Anki 2.1.

Exemplo de Aplicação:

 

frente - básico digitar

 

 

verso - básico digitar

 

O cartão Básico – Digite a Resposta é “case sensitive”, ou seja, faz a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas.

 

Tipos de Cartão

O manual do Anki classifica como tipos de cartão a organização dos campos que devem ser exibidos na frente ou no verso de cada cartão. Cada tipo de cartão tem dois modelos, um para a pergunta e outro para a resposta. Por padrão, quando o usuário clicar para mostrar a resposta do cartão, a pergunta também permanecerá visível.

As configurações dos tipos de cartão melhoram a formatação de seus cartões, além de facilitar a adição de novas informações.

Confira abaixo a tela de edição dos tipos de cartões.

 

Tela dos Tipos de Cartão no Anki


Vamos explorar melhor as funcionalidades e recursos dessa tela quando falarmos sobre modelos de cartão.

As notas do tipo Básico e Cloze (Omissão de Palavras) são muito eficientes quando bem utilizadas. Certamente, elas serão capazes de cobrir a maioria das necessidades que surgirão ao longo do seu estudo com os flashcards. A melhor forma de escolher qual o tipo de nota será utilizada é fazendo seus próprios testes, construindo seus cartões e avaliando o que mais funciona para você. Cada pessoa tem uma forma diferente de aprender e montar seus flashcards. A orientação geral é tentar fazer mais cartões do tipo básico – pergunta e resposta. Eles podem ser utilizados para qualquer formato de conteúdo. É importante colocar sempre respostas curtas e precisas. Quanto mais direta for a sua resposta, melhor será a retenção da informação. O Anki oferece várias possibilidades para você criar outros tipos de notas, cada uma com seus próprios campos de anotações e layouts de cartões personalizados, a fim de atender particularidades de uso e variações na forma de organizar as informações nos cartões. Os cartões personalizados e como fazê-los serão assuntos abordados em artigos futuros.

Confira o nosso grupo do Telegram para mais informações sobre o Anki.

Até a próxima!

Deivid Araújo

Comments
  1. Akilez
    • Deivid Araújo
    • LUCIANO
  2. Johne307
  3. Carlos Batista
    • Deivid Araújo
  4. João Andrade
    • Deivid Araújo
  5. Ismael Mendes
    • Deivid Araújo
  6. Daniel
  7. Bruno Maciel
    • Deivid Araújo
  8. Bruna
    • Deivid Araújo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *