As Estatísticas no Anki

O painel de estatísticas

As estatísticas são uma das ferramentas mais proficientes do Anki.

Nesse post iremos discorrer sobre os gráficos padrões do programa (pois há alguns instalados via addons). Utilizaremos como exemplo o Anki versão 2.1. E estará selecionado o período de 1 mês para toda a coleção.

Ank

image

A estatísticas podem ser filtradas por Baralho (normalmente irá aparecer o último estudado) ou pela Coleção (todos os baralhos).

Como também por períodos, os quais são: 1 mês, 1 ano, e todo o período (sempre) de estudos registrado na respectiva conta Anki, que irá considerar o cartão mais antigo presente no banco de dados.

Proveito de cada filtro:

 

  • Baralho – consiste em conhecer o desempenho de determinado baralho. É útil para acompanhar individualmente o desempenho do baralho pai ou filho. Para selecionar o baralho desejado, é necessário clicar no título referente, e após isso clicar no comando Estatísticas.
  • Coleção – o motivo da visualização da coleção é evidente, identificar a resenha de todos os baralhos. Para selecionar esse filtro, basta entrar na Estatísticas e clicar no campo coleção, independente do baralho aberto anteriormente.
  • 1 mês – é útil para observar o desempenho a curto ou médio prazo, a depender da intensidade dos estudos. Como os gráficos mostram o período dividido, veremos a seguir, essa faixa de período é suficiente para atentar a datas mais curtas, como semanas e dias.
  • 1 anos – constatação a longo prazo. Com os mesmos princípios relatados anteriormente, porém em sua janela de tempo.
  • Sempre – se o usuário já utiliza o programa por um tempo considerável, esse período serve meramente para verificar o progresso de desempenho a longo prazo, principalmente a retenção e porcentagens de erros e tempo de estudos. Veremos isso a seguir.

Para facilitar a leitura, aqui está um resumo das categorias dos cartões, elas serão melhor expostas numa postagem específica:

  • Novo – refere-se a cartões que você baixou ou inseriu, mas nunca foram estudados antes.
  • Aprendizagem – refere-se a cartões que foram vistos pela primeira vez recentemente e ainda estão sendo aprendidos.
  • Revisão – refere-se a cartões que foram previamente aprendidos e agora precisam ser revisados ​​para que você não os esqueça.
  • Reaprendizagem – é um cartão que você falhou no modo de revisão, retornando-o ao modo de aprendizado para ser reaprendido.
  • Maduro – Um cartão maduro é aquele que tem um intervalo de 21 dias ou mais.
  • Jovem – Um cartão jovem é aquele que tem um intervalo de menos de 21 dias, mas não está aprendendo.

Gráfico Previsão

image

O gráfico Previsão mostra um prognóstico baseando-se na quantidade de cartões estudados e lançados pelo usuário.

Por exemplo, partindo da imagem, O A Revisar Amanhã  está com 49 cartões previstos. Provavelmente, o dia posterior terá 38, 34, 29… cartões previstos, tornando a média do mês em 21,5 revisões/dia. Com 22 (arredondando) cartões em 30 dias, encontramos o resultado de 668 cartões previstos para a janela de 1 mês.

Como no momento essa colação não tem entrado cartões Novos para a categoria Jovem, ela está baixa e constante. E se não entrar Novos cartões (aqueles criados, porém nunca estudados), o espaçamento fará com que o Anki acarrete cada vez menos cartões por dia.

O gráfico mostra no canto esquerdo em vertical, a quantidade de cartões das colunas. Nosso caso, estamos no pico de 49. Podemos observar que nos primeiros dias, os cartões são em sua maioria Jovem, ou seja, seu intervalo é pequeno (menor ou igual a 21 dias), logo, as primeiras colunas serão diluídas ainda dentro da janela de 1 mês. Com o passar do tempo, esses cartões vão se transformando em Maduros, que são aqueles com intervalo maiores que 21 dias.

Note que o espaçamento vai nivelando os cartões, por isso, eu tenho uma noção de que em 30 dias meu espaçamento estará em torno de 20 cartões/dia, e praticamente todos serão maduros (com mais de 21 dias espaçados). Esse cálculo é feito pelo algoritmo do Anki, levando em consideração sua porcentagem de acerto e erro (cartões Reaprendizagem).

Abaixo do gráfico está exposto o período. Esse gráfico é uma previsão, então ele parte do dia 0, hoje, para o dia da janela do período, nosso caso, 1 mês.

A faixa preta mostra o Acumulado. Isto é, ele soma a previsão de todos os dias, elevando-se de acordo com o somatório do dia anterior. A coluna da direita mostra o quantitativo dos cartões Acumulados (faixa preta).

Gráfico Contagem de Revisão

 

image

Esse gráfico revela dados passados. Relembrando, estamos observando a janela de 1 mês.

Entre cartões maduros, jovens, reaprendidos, aprendidos e filtrados, foram 2714 revisões. Não são 2714 cartões diferentes, mas a revisão entre todos eles nesse período. Alguns podem ter aparecido várias vezes, o que demonstra a parte vermelha da coluna – reaprender – ou seja, cartões que foram resolvidos erroneamente.

Esse gráfico é importante para conhecer o desempenho dos estudos acerca das respostas. O ideal é que a barra vertical em sua parte vermelha esteja cada vez menor; e a verde escura (maduros) esteja em constante crescimento.

As linhas no gráfico mostra o acumulado de cada categoria; enquanto a barra vertical mostra a estatística diária dos 30 dias.

A média ficou em torno de 90 cartões por dia. A depender do baralho, o estudante deve considerar o crescimento dessa média, mas de forma que os erros (vermelho) não estejam em crescimento – pois se assim for, há que melhorar a forma de criação dos cartões, pois erros constantes e crescentes não é a regra do Anki.

Gráfico Tempo de Revisão

image

Os fatores desse gráfico são semelhantes ao anterior, porém aqui mensuramos o tempo gasto na resolução de cada categoria.

Note que o dia –9d está com bastante erro – o que isso quer dizer: que na resolução deste dia, foi gasto muito tempo em erros. O estudante pode usar essa informação para identificar possíveis entraves durante a revisão – cansaço, distrações etc. –.

Outro dado importante nesse gráfico, é saber o tempo médio de revisões. O ideal é manter uma média linear, pois isso demonstra regularidade nas revisões, considerando acertos e quantidades de cartões. Esse exemplo demonstra uma média irregular, o que não é o ideal para um estudante assíduo no Anki.

Cartões Adicionados

image

 

Esse gráfico nada mais é que a quantidade de cartões criados em determinado dia.

O estudante pode observar se há muitos cartões adicionados, e se essa média está muito próxima das médias de revisão, e usar essa informação a fim de saber se pode esperar um pouco até que a coleção esteja mais espaçada para que seja criado novos cartões.

Gráfico Intervalos de Revisão

image

Esse gráfico mostra o intervalo de espaçamento das revisões futuras.

A barra vertical azul informa o volume de cartões na ordem do dia. Note que o espaçamento vai diminuindo de acordo com os dias pósteros. Visto que é um dado futuro, o espaçamento vem, é esperado, de modo exponencial crescente.

O estudante poderá observar a quantidade de cartões que retornarão em determinado dia. Esse quantitativo pode ser modificado de acordo com as revisões anteriores ao dia em questão, pois pode ocorrer erros ou inclusão de novos cards.

Distribuição por hora

image

Esse gráfico mostra o sucesso das revisões em determinada hora do dia. Ele traz dados da janela do período selecionado, porém, são condensados nas horas do dia.

A barra mais larga mostra a % correta de cada revisão naquele horário, enquanto a cinza mais estreita mostra a quantidade de cartões.

O gráfico mostrado foi criado com uma janela de 1 ano para melhor exposição.

Note que 22:00 é o momento mais propício para acertos, pois há uma alta taxa de respostas e acertos. Enquanto 16:00 demonstra que há uma considerável taxa de resposta com baixa % de acertos.

Cada estudante deverá observar o seu horário, esse gráfico é uma ilustração individual de determinada rotina de estudos.

Botões de Resposta

image

Esse painel exibe a ocorrência dos botões selecionados durante as revisões da janela.

Como relatado acima, a janela conta com 2714 revisões. Nesse gráfico é dividido por categoria de cartões e a sua recorrência nos botões respectivo.

image

O exemplo acima é de algum cartão Jovem – caso fosse um cartão aprendizagem (que também pode ser um Novo, não visto), não apareceria o botão Difícil. Considerando isso, cada botão tem um número, em ordem:  1 errei; 2 difícil ou bom (aprendizagem); 3 bom ou fácil (aprendizagem) e; 4 fácil ou inexistente (aprendizagem).

Ao resolver determinada categoria de cartão, é contado a quantidade de vezes que determinada escolha é feita.

O que podemos observar nesse gráfico:

 

  • Aprendizagem – há uma boa taxa de acerto, e poucas questões fáceis (
    • Inicialmente será raro um cartão será fácil; se for, observe se ele é prolixo para sua coleção.
  • Difícil – em Jovem e Maduro, raramente um cartão é marcado como Difícil.
    • Tais cartões não deve ser aqueles que se erra muito (se for o caso, o cartão deve ser melhorado para se evitar o erro), mas sim, aqueles que o estudante enxerga como uma matéria difícil e/ou importante.
  • Bom – é a resposta comum e esperada pelo modo de estudo no Anki. São cartões que seguirão de forma padrão o algoritmo de espaçamento. Recomenda-se utilizar esse botão em oposição ao difícil e fácil.
  • Fácil – no gráfico mostra que não é tão utilizado, porém é mais recorrente que o Difícil.

 

image

 

O último gráfico é apenas um quantitativo dos cartões trabalhados na janela selecionada.

Cartão é toda partícula de revisão, enquanto Nota é o pacote. Essa divisão se dá em Notas do estilo Cloze, que podem ser divididos em vários Cartões.

Cartões Básicos são notas de apenas um cartão.

A % de Dificuldade é a média de espaçamento. Como o padrão do Anki é um espaçamento de 250%, verifica nesses dados que há uma quantidade de acertos considerada positiva, pois poucos cartões estão decaindo o espaçamento de 250%, ficando a 239%. A média fácil segue a mesma regra.

Os dados do gráfico são autoexplicativos. O usuário não terá dificuldade para identificar a informação quantitativa apresentada.

Guilherme Costa
Últimos posts por Guilherme Costa (exibir todos)
Comments
  1. Cleber C Lima
    • Guilherme Costa
  2. Dr Piotr Wozniak
    • Guilherme Costa
  3. Antonio Lopes
    • Guilherme Costa
  4. André
  5. André Canavelo

Leave a Reply