Importando cartões para o Anki

Fala, galera! Guerreiro Akilez na área! Desta vez, mais animado do que nunca! (“Ah não!!! Lá vem esse tal Akilez tumultuar o ambiente com seus posts enormes. Já não bastava lá no site dele! O site aqui tava indo tão bem… =/“)

Recebi o honroso convite de participar deste nobre projeto chamado Anki Flashcards. Os idealizadores deste site são pessoas diferenciadas e comprometidas em passar informações de qualidade àqueles que verdadeiramente estão empenhados em seus estudos e utilizam o Anki como ferramenta para elevar o nível de sua preparação — seja com foco em vestibulares, concursos públicos, aprendizagem de idiomas, etc. Como diria um grande amigo meu, a galera aqui entende bem dos “paranauês” quando o assunto é Anki. Logo, é um prazer enorme poder contribuir com este projeto e agradeço, desde sempre, pela oportunidade que me foi dada em estar aqui com vocês. Estou ciente da responsabilidade que é participar do projeto destes Gigantes do Anki!

Então vamos lá! Vamos começar mais ou menos assim…

Importando Cartões para o Anki

Sabe aqueles arquivos no formato PDF, contendo questões de concurso, que rodam por aí em grupos de WhatsApp, grupos do Facebook, links do google drive, etc.? Pois é, meus amigos… meus olhos brilham de alegria quando vejo algo assim rodando por aí:

Alguém fez o “trabalho sujo” de compilar questões de concursos e disponibilizá-las gratuitamente? Só posso rir à toa e agradecer a essa alma caridosa que, embora não tenha organizado as questões no padrão “Akilez de qualidade” (sim, meu TOC por organização e perfeccionismo é nível hard, admito), ainda assim me ajudará a ganhar um tempo precioso.

Todavia, nem tudo são flores. Questão de concurso é o que mais existe por aí hoje em dia. Questão com gabarito puro e simples ajuda, mas não muito. O que vale ouro mesmo são as chamadas “questões comentadas”.

Temos, então, um arquivo em PDF contendo 200 questões de Direito Constitucional com seus respectivos gabaritos e nada além disso. Nesse caso, como faremos para importar, de forma simples, essas questões para o Anki?

Que tal fazermos melhor? Vamos tentar mostrar não somente como importar essas questões para o Anki, como também apresentar um caso prático de como importei essas 200 questões de Direito Constitucional com os gabaritos e comentários. Isso mesmo, com comentários.

Vamos aos passos:

1. Tenha bons amigos concurseiros que sejam verdadeiros parceiros de guerra (“poxa Akilez, agora você me pegou, meu melhor amigo é um gato que achei abandonado no meio da rua e, ainda assim, o bichano parece gostar mais da rua do que de mim!”). Para quem é “alone in the house” conte, então, com sua própria força (“may the force be with you!“);

2. Crie uma planilha no Google Drive (Google Spreadsheet) e compartilhe o link com o e-mail seus amigos guerreiros, a fim de que eles tenham acesso de edição nessa planilha (vou partir do princípio que você saiba fazer isso; caso não saiba, deixe um comentário logo abaixo que a gente tenta ajudar);

3. Importe as questões do arquivo em PDF para a planilha criada no item 2 (nota: em alguns casos esses vêm bloqueados contra cópia do seu conteúdo; nesse caso, recomendo que procurem no “submundo da Internet” como fazer esse desbloqueio, pois isto não será ensinado aqui). Observe que o nome da Banca, do órgão e o ano da questão deverão ser copiadas, nesse caso, para a coluna “BANCA – ÓRGÃO/ANO“; a assertiva (ou seja, o item propriamente dito) deverá ir para a coluna “ASSERTIVA” e o gabarito deverá ir para a coluna “GABARITO” (“poxa, Akilez, desenhando assim fica fácil demais“).

No caso em tela, a importação do conteúdo do arquivo em PDF ficou assim:
Notem que há uma coluna só para o comentário das questões. Foi nessa hora eu fui na “orelha” (leia-se “zap-zap”) dos meus amigos concurseiros e gritei: “AÍ, CAMBADA, O LINK DA PLANILHA CONTENDO AS 200 QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL FOI COMPARTILHADO COM O E-MAIL DE VOCÊS!!! CADA UM FICARÁ RESPONSÁVEL POR COMENTAR ‘n’ QUESTÕES! DEIXEM DE MOLEZA E MÃOS À OBRA!!!

Confesso que não acreditei muito no potencial desses meus amigos (espero que eles não leiam este post kkk)! Mas algo inacreditável aconteceu: em menos de 2 semanas, nossa planilha estava toda comentada. É claro que alguns comentários ficaram meio “tabajaras” e necessitaram de reparos (sobrou para mim, para variar, fazer os devidos ajustes… mas sabe que, nessa brincadeira, acabei aprendendo muita coisa nova de Direito Constitucional? Então, no final, valeu a pena).

Após os devidos ajustes e correções, a planilha ficou assim:

Meu objetivo com isso tudo vocês já devem saber: importar essas questões para o Anki. O problema é que meus colegas não utilizam o Anki. Então, pensando nessa galera ultrapassada, digo, nessas almas “pouco iluminadas”, criei um arquivo PDF (contendo as questões, os gabaritos e os comentários) e enviei aos participantes dessa “Força-Tarefa“. Ficou mais ou menos assim:

Bem diferente do padrão existente no arquivo PDF original, não é mesmo? Por isso que sempre digo: organização é tudo, pessoal! Até para estudar fica mais fácil com material organizado.

Agora que todos estão felizes com as questões comentadas em PDF, é hora deste velho guerreiro aqui ser feliz também. Vamos importar essas questões para o Anki, seguindo estes passos:

1. Adicionar uma coluna chamada “Delimitador” na Planilha do Google Drive. O delimitador é importante para o Anki saber o que é pergunta e o que é resposta ou, melhor dizendo, o que é Front (parte da frente do cartão) e o que é Back (verso do cartão). E aqui vale uma observação muito importante: utilize um caractere que não existe nem na pergunta (Frente) e nem na resposta (Verso), senão, como diriam por aí, “vai dar ruim” na hora de importarmos os cartões para o Anki. Eu sempre utilizo o caractere “|” (chamado de “pipe” pela galera nerd do mundo GNU/Linux). Uma vez adicionado este caractere (ou outro a seu gosto), copie-o para todas as demais linhas da sua planilha, de forma que ela fique assim:

2. Adicione, também, estas 6 novas colunas na super planilha:

3. Agora é momento de pedir encarecidamente a paciência de vocês, minhas amigas e amigos — principalmente de quem não é da área de TI ou do mundo do “Desenvolvimento WEB“. Apenas peço que acreditem em mim e façam do jeitinho que estou recomendando. Confiem que vai dar tudo certo! Tenham fé e cruzem os dedos!

3.1. Na coluna “A” copiem e colem isto aqui e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna:

<h1>

3.2. Na coluna “C” copiem e colem isto aqui e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna:

</h1><p class="pergunta">

3.3. Na coluna “E” copiem e colem isto aqui e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna:

</p>

3.5. Na coluna “G” copiem e colem A FÓRMULA ABAIXO e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna (sério não me batam, nem me xinguem, estou tentando ajudar, de verdade, acreditem!):

3.5.1. Se o Google Drive estiver em português utilize este trecho:

=SE (H2="ERRADO"; "<p class=""gab_errado"">ERRADO.</p>"; "<p class=""gab_certo"">CERTO.</p>")

3.5.2. Se o Google Drive estiver em inglês utilize este trecho:

=IF (H2="ERRADO"; "<p class=""gab_errado"">ERRADO.</p>"; "<p class=""gab_certo"">CERTO.</p>")

3.6. Na coluna “I” copiem e colem isto aqui e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna:

<p class="comentario">

3.7. Por fim, na coluna “K” copiem e colem isto aqui e depois repliquem para todas as demais linhas dessa coluna:

</p>

Após a execução desses passos, a planilhas ficará assim:

Pessoal, o objetivo deste post não entrar em detalhes nos aspectos da linguagem de marcação chamada “HyperText Markup Language” (HTML). De qualquer forma, apenas para tentar situar quem não é dessa área, o objetivo aqui é facilitar a sua vida! O que é melhor fazermos: importar todos os cartões e depois ter que formatar um por um “na mão” no Anki ou importar todos de uma só vez já com a formatação pronta? Alguém pode se perguntar: “o que vem a ser essa tal formatação?” Simples: formatação é, por exemplo, o tipo e o tamanho de fonte (10, 12, 14, etc.), as cores, o alinhamento do texto (esquerda, centralizado, justificado, direita), etc.

Finalizada essa parte, vamos continuar a brincadeira:

1. Abra um programa chamado “Notepad” (Bloco de Notas) do Windows:

2. Selecione todo o conteúdo da planilha do Google Drive, EXCETO O CONTEÚDO DA COLUNA “H”, depois copie-o e cole-o dentro do programa “notepad” anteriormente aberto:

Ficará mais ou menos assim ou poderá ficar diferente caso seu Notepad esteja configurado para não quebrar as linhas automaticamente (isso é configurado no menu “Formatar” -> “Quebra automática de linha“):

3. Salve tudo isso no arquivo “IMPORTAR.PARA.O.ANKI“, mas, antes, atenção: UTILIZE A OPÇÃOSALVAR COMO“:

4. Selecione a opção “UTF-8” na Codificação. Se não fizer isso, não vai funcionar! Vai por mim! Este é o principal passo do processo de importação.

Depois basta clicar em “SALVAR“.

5. Abra o Anki e clique no menu “Arquivo“, depois clique na opção “Importar” (se preferir pressione “CTRL+I“):

6. Em “Nome do Ficheiro” digite: “C:\IMPORTAR.PARA.O.ANKI.txt” e clique em “Abrir“:

7. Uma tela parecida com esta apresentada na imagem abaixo aparecerá. Preencha os dados mais ou menos da forma apresentada na imagem. O mais importante aqui é marcar a opção “Permitir HTML em campos” e manter o delimitador como sendo o “|”. Está entendendo agora o motivo de termos utilizado esse delimitador na planilha? Chegou a hora de a mágica acontecer!

Agora é só clicar em “Importar” e passaremos a ter o seguinte baralho:

Vamos abrir nosso baralho e ver como ele foi importado:

Opa!!! Peraí, mister Akilez! Você deve estar de ‘brincation with me’, só pode! Você prometeu uma coisa e entregou outra! Onde estão as benditas formatações, cores e tudo mais? Ainda bem que não li o post inteiro, senão iria me decepcionar ao chegar aqui!

Calma, jovem Padwan! Agora é que chegamos à melhor parte da brincadeira: a hora de “temperamos” o Anki com o nosso “tempero” preferido. Preparado para voar? Então vamos lá! Aperte o cinto de segurança e clique, sem medo, em “Editar”:

Agora clique em “Cartões“:

Seja bem-vindo(a) à “Magia do Anki“. É aqui que galera do “design” simplesmente arrebenta! Não há limites para personalizar seus baralhos.

Note que, atualmente, a configuração de “Estilo” está assim:

.card {
font-family: arial;
font-size: 20px;
text-align: center;
color: black;
background-color: white;
}

Essa configuração está bem mixuruca, concorda? Vamos, então, tentar mudá-la para algo um pouco melhor e ver como fica (selecione o trecho abaixo e copie para dentro de “Estilo” no Anki):

.card {
font-family: Verdana;
font-size: 16pt;
text-align: justify;
color: black;
background-color: white;
}

p {
line-height: 1.6;
}

h1 {
font-family: arial;
background-color: #bfff00;
font-size: 14pt;
text-align: center;
line-height: 2.0;
font-weight: bold;
}

.pergunta {
color: green;
}

.resposta {
color: blue;
}

.gab_errado {
font-weight: bold;
color: red;
}

.gab_certo {
font-weight: bold;
color: #0080ff;
}

Copie o trecho acima para dentro da janela destacada na cor vermelha. Depois clique em “Fechar“.

O resultado final será este:

Desse jeito fica muito mais bonito, não é mesmo? =) Entende agora o quanto sua produtividade no Anki vai “bombar” com a utilização desses novos recursos? Como não sou nenhum especialista em Web Design, fiquem à vontade para mudarem os valores desses parâmetros. Quem quiser aprender mais sobre isso, recomendo pesquisarem no Google sobre “Cascade Style Sheets” (CSS). Os estilos CSS deixam qualquer baralho do Anki muito mais poderoso!

Para quem quiser brincar com os arquivos “txt” utilizados neste post, aqui estão os links para baixá-los: https://bit.ly/2VNSQQp e https://bit.ly/2HXsPcm

E então, curtiram essa parte básica de importação? (“Tá zoando comigo, Akilez, só pode! Isso é o básico? Quero, então, nem ver o avançado!!! OMG!!!“)

Agora é juntar aquela galera esperta e começar a produzir cartões em lote! O segredo está na equipe. Se ela for comprometida vai dar tudo certo, mas se for “devagar quase parando” é melhor seguir sozinho.

Antes de finalizar, tentarei responder algumas perguntas que, por ventura, poderão surgir:

1. A importação só funciona se os cartões estiverem em uma planilha do Google Drive?

Resposta: não! Os cartões podem ser feitos em qualquer programa de edição de textos ou planilha (Word, Excel, LibreOffice, Notepad, Notepad++, vim, Emacs, etc.). O importante é ter um delimitador fixo. Além disso, o arquivo deve estar no formato UTF-8, senão o Anki vai “reclamar” na hora de importar os cartões.

2. Existe outra forma “avançada” de fazer essa importação?

Resposta: sim, existe. Se tiverem curtido esse post, eu tentarei fazer outro post mostrando a parte avançada (mas já aviso logo que, infelizmente, nem todos serão beneficiados por ela, pois envolve um conhecimento mais “baixo nível”). De qualquer forma, para quem tem dificuldades em TI, a forma que tentei apresentar aqui é a mais simples. Na verdade, a forma mais simples para importar cartões é quando não há tags HTML, ou seja, quando só há apenas uma pergunta de um lado (esquerda), um delimitador no meio e uma resposta no outro lado (direito). Mas digam se não fica bem melhor usando a formatação HTML+CSS? =)

3. “Akilez, gostei muito do post, mas vou direto ao ponto: como faço para ter acesso a esse baralho do Anki contendo essas 200 questões comentadas de Direito Constitucional?

Resposta: após 3 anos publicando conteúdo gratuito na Internet, aprendi, infelizmente, isto: o gratuito, o chamado “0800”, o que vem fácil, etc., não é valorizado. Cheguei à conclusão que tem que haver uma troca por ambas as partes. Como diriam no Tropa de Elite, “para eu te fazer sorrir, você precisa me fazer sorrir também“. Então vou direto ao ponto. Vejam isto:

Se, em no máximo 1 mês, a partir deste post, conseguirmos 500 seguidores no @ankidicas, eu disponibilizo o deck completo com as 200 Questões Comentadas de Direito Constitucional, sendo quase todas referentes ao art. 5° da Constituição Federal (esse artigo é o mais cobrado em provas de concurso público). Simples assim. Precisamos valorizar o trabalho alheio. O que o Carlos, o Deivid e o Guilherme estão fazendo em prol da comunidade do Anki é algo muito valioso! O mínimo que podemos fazer é reconhecer o trabalho deles e prestigiá-los dando aquela “curtida”, aquela “seguida”, aquele “like” maroto, aquele apoio! Conto com o apoio de vocês!

Enfim, é isso, pessoal! Agradeço mais uma vez a oportunidade de estar aqui com vocês! Obrigado pela paciência de todos! Espero que tenham gostado! Quaisquer dúvidas, deixem seus comentários. Bons estudos a todos!

Akilez!

Confira o nosso grupo do Telegram para mais informações sobre o Anki.

Comments
  1. Deivid Araújo
    • Akilez
  2. Guilherme
    • Akilez
  3. Emanuel Leal
    • Akilez
  4. Valmon
    • Akilez
      • Valmon
        • Akilez
  5. Daniel
    • Akilez
  6. joao
    • Akilez
  7. Gabriela Correia
    • Akilez
  8. Henrique
    • Akilez
      • Henrique
        • Akilez
  9. AMÓS
    • Akilez
  10. Ivanildo
    • Akilez
  11. Guilherme
    • Akilez
      • Guilherme
        • Akilez
  12. LUCIANO
    • Akilez
  13. Thais
    • Akilez
  14. PatríciaRodgs
  15. Akilez

Leave a Reply