O Sistema de Repetição Espaçada (SRS) e o Anki

Estudar e não revisar. Esse é um erro cometido por vários estudantes quando pretendem lembrar de uma informação a longo prazo. O cérebro humano trabalha com as informações a curto prazo de forma limitada, semelhante a memória ram dos computadores. Com o decorrer do tempo, os dados que não são utilizados com frequência são considerados sem importância para o cérebro e esquecidos. Porém, a demanda que temos para aprender novas informações e mantê-las na memória é cada vez mais exigida.

Então, como solucionar esse dilema ?

É nesse ponto que entram as revisões espaçadas. Manter as informações armazenadas de conteúdos extensos, por um longo período, é muito importante para provas de vestibulares, concursos, Enem, idiomas e certificações profissionais.

 

 

As revisões mantêm o mecanismo de memorização ativo no cérebro.

 

 

A Curva de Esquecimento

 

O conceito do sistema de repetição espaçada, conhecido como SRS (Spaced Repetition System), foi obtido a partir de estudos científicos. Hermann Ebbinghaus, psicólogo e professor universitário na Alemanha, iniciou no século XIX uma série de experimentos nessa área.

Um dos métodos utilizados para o estudo do esquecimento consistia em avaliar a capacidade e o tempo de armazenamento de uma lista extensa de sílabas aleatórias, frequentemente chamadas de trigramas. Cada trigrama consistia de duas consoantes separadas por uma vogal, como MIB ou CAP. Publicado em alemão como Über das Gedchtnis e posteriormente traduzido para o inglês como Memory: A Contribution to Experimental Psychology, esta monografia foi um marco da pesquisa acadêmica em processos mentais de aprendizagem.

A partir dos dados obtidos nos experimentos, Ebbinghaus organizou tabelas que relacionavam o nível de retenção das informações na memória com o tempo decorrido. Mais tarde, essa abordagem deu origem a Curva do Esquecimento.

 

 

A Curva de Esquecimento de Ebbinghaus.

 

 

A Importância das Revisões Sucessivas

 

A maioria das pessoas, ao aprender um novo assunto para uma prova, normalmente, fazem uma leitura do material, praticam algumas questões e depois param. Para conteúdos programáticos extensos como editais de concursos e vestibulares, o conhecimento será perdido como podemos observar no gráfico abaixo.

 

 

 

 

Uma única revisão no dia seguinte aumenta a retenção da memória, por um curto período de tempo. Ela é importante, pois nas primeiras 24 horas após o primeiro estudo, ocorre o maior declínio da retenção do conhecimento. No entanto, devido à continuidade da queda exponencial do esquecimento, uma única recordação não será suficiente. Se o contato com o material de estudo for, apenas, uma ou duas vezes, os conceitos estudados tenderão a cair no esquecimento rapidamente. 

Hermann Ebbinghaus, através da avaliação dos resultados de sua pesquisa, concluiu que as informações devem ser revisadas com regularidade, para que permaneçam na memória de longo prazo. Ele descobriu que a distribuição do aprendizado ao longo do tempo é mais eficaz do que a prática em uma única sessão.
Portanto, as revisões devem ser feitas de forma sistemática e sucessiva. 

 

Mas como saber qual o melhor momento para revisar o material?

Os intervalos espaçados devem ser uniformes ou são variáveis?

 

Os Intervalos de Revisão

 

Tentando encontrar as respostas para as perguntas do tópico anterior, o polonês, Piotr Wozniak, conseguiu calcular intervalos ótimos na sua tese de mestrado intitulada de “Optimization of learning. A new approach and a computer application”, concluída em 1990. Wozniak estabeleceu a existência e a natureza matemática das repetições espaçadas. Dessa forma, ele conseguiu encontrar os períodos de tempo ideais entre uma revisão e outra. Concluiu que as informações devem ser revistas várias vezes, em intervalos cada vez maiores, para manter tudo na mente, conforme o gráfico a seguir:

 

 

Intervalos das revisões espaçadas. Fonte: https://www.supermemo.com/pt-br

 

Observamos no gráfico que, a cada revisão do material de estudo, a curva de esquecimento se encurta e o tempo até esquecermos se torna mais e mais longo. A 1º revisão deve ocorrer no intervalo de 24 horas após o primeiro estudo. A 2º repetição ocorrerá entre 7 a 10 dias. A 3º repetição virá em um intervalo mais longo, por volta dos 30 dias. Assim, os espaçamentos vão se ampliando de forma progressiva.

 

Otimizando o Tempo de Estudo

 

Fazer as revisões na periodicidade necessária é uma maneira de gerenciar o nosso tempo para manter o que já foi visto e continuar a aprendizagem de outros materiais.

Os intervalos maiores do que o sugerido submeteriam a informação à perda e seria necessário reaprendê-la. Já os intervalos fixos, por exemplo de 5 em 5 dias durante um mês, levaria a revisões excessivas. Diante do grande volume de informações que precisamos aprender, trabalhar com repetições muita curtas, de certa forma, inviabiliza o nosso tempo para adquirir novos conhecimentos.

Com a intenção de automatizar o processo de revisão, Wozniak criou um algoritmo, denominado de Supermemo. A finalidade do algoritmo era apresentar os conceitos que deveriam ser revisados, seguindo os intervalos ótimos de revisão e o princípio da dificuldade desejável. Esse princípio considera que relembrar um fato quando estamos na iminência de esquecê-lo, faz com que ele seja reforçado. Além disso, o algoritmo do sistema é adaptável às particularidades de aprendizagem de cada usuário e ao nível de dificuldade da informação a ser memorizada.

 

Estudos Acadêmicos sobre o SRS

 

O SRS (Spaced Repetition System) é um método de aprendizagem com eficácia cientificamente comprovada. Atualmente, esse assunto vem ganhando mais relevância no meio acadêmico. Algumas pesquisas recentes abordam o tema da repetição espaçada de diferentes perspectivas.

Sean H.K. kang, professor de psicologia cognitiva aplicada (Dartmouth College, EUA), publicou o estudo “Spaced Repetition Promotes Efficient and Effective Learning: Policy Implications for Instruction”.  O psicólogo afirma:

centenas de estudos em psicologia cognitiva e educacional demonstraram que o espaçamento de encontros repetidos com o material ao longo do tempo produz aprendizado a longo prazo de forma superior. A revisão ou prática ampliada aumenta as diversas formas de aprendizado, incluindo a memória e a solução de problemas”.

Um outro estudo relevante, intitulado de “Unbounded Human Learning: Optimal Scheduling for Spaced Repetition” foi publicado por pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA). Os autores do estudo ressaltam o papel crucial que os softwares educacionais devem possuir entre a concepção do ensino de material novo e a revisão do que já foi ensinado, utilizando o equilíbrio promovido pela repetição espaçada.

Em 2015, foi publicado por pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), o artigo “The Critical Importance of Retrieval and Spacing for Learning, que analisou o impacto dos estudos repetidos no longo prazo. O artigo conclui que o controle das diferenças do espaçamento das revisões melhoraram o aprendizado. Além disso, a memorização dos alunos foi aprimorada em relação aos tópicos estudados.

 

Sobre o Anki

 

 

 

O Anki é um software de código aberto criado por Damien Elmes e um dos aplicativos de SRS mais populares, principalmente entre os estudantes de medicina. O programa trabalha com revisões espaçadas através de cartões, conhecidos como flashcards. Os cartões são criados de forma a envolver a recordação ativa das informações, ou seja, de um lado do cartão fica uma pergunta e do outro a resposta. Esse é um recurso interessante do flashcard que está associado a técnica eficiente da interrogação elaborativa (sequência de perguntas para determinado assunto). Ao fazermos questionamentos sobre o material de estudo, o esforço cognitivo para lembrar da resposta será maior. Como resultado, há um fortalecimento das conexões do cérebro e uma melhora no processo de memorização.

O algoritmo SM2, projetado para o Supermemo por Piotr Wozniack, forma a base para os agendamentos das revisões no Anki. Os intervalos de revisão são calculados baseados nas opções de resposta de cada cartão que são: errei, bom e fácil. O usuário selecionará uma das opções de acordo com o conhecimento e o grau de dificuldade do conteúdo apresentado.

Abaixo, segue o exemplo de como fica um cartão no Anki. 

 

Frente de um cartão no anki. O botão “Mostrar Resposta” fica na parte inferior.

 

Verso de um cartão no Anki com as opções de resposta “errei”, “bom” e “fácil”.

 

Aplicativo Multiplataforma

 

O Anki está disponível gratuitamente para Windows, Mac OS, Linux, IOS e Android. Para IOS (Iphone), a versão é paga. A versão Anki 2.1 é a mais recente para desktop e tem atualizações constantes. É possível acrescentar áudios e imagens nos cartões. Outras melhorias são obtidas no app através dos complementos ou add-ons, de acordo com as necessidades de personalização do usuário.

Através do Ankiweb, site oficial do Anki, é possível fazer a revisão on-line dos cartões. O Ankiweb também é utilizado para manter os cartões sincronizados em vários dispositivos, além de servir como um repositório para download de baralhos compartilhados. Os baralhos são um conjunto de cartões sobre uma determinada matéria.

 

Versatilidade do Anki

 

Podemos usar o anki para diferentes finalidades. Seja para aprender idiomas, estudar para vestibulares, OAB, concursos, lembrar de equações, memorizar o rosto das pessoas, decorar acordes de violão, enfim são muitas as possibilidades. Como um exemplo dessa flexibilidade, em 2011, Roger Craig utilizou o anki no seu método de treinamento para estabelecer o recorde de ganhos em um único dia no Jeopardy (programa de televisão apresentado pela CBS nos EUA).

Um outro aspecto relevante é a portabilidade de um grande volume de cartões. Através dos apps Ankidroid ou Anki Mobile, é possível rever vários flashcards na fila do banco, no intervalo para o café ou aguardando uma consulta. O número de cartões por baralho pode ultrapassar os 100.000. Essa quantidade seria inviável sem o suporte de um software de repetição espaçada e se colocássemos tudo no papel.

O fato de revisar através de cartões digitais torna o gerenciamento das informações mais acessíveis. A localização dos assuntos é mais  rápida, pois os cartões são pesquisáveis, editáveis e categorizados.

 

Considerações Finais

 

Existem várias maneiras de usar o anki no seu  estudo. Uma dica sempre recomendada é que você faça seus próprios cartões. O exercício de criar suas próprias perguntas vai ajudar a entender melhor o assunto e internalizar as novas informações.

São poucas pessoas que experimentaram o Anki, a maioria por falta de conhecimento da existência do programa. No início, será preciso se adaptar ao hábito de fazer as revisões constantemente, além de elaborar cartões eficientes. Com duas semanas de uso do aplicativo, o usuário estará bem ambientado e notará os benefícios.

Então se você precisa lembrar de muitas informações, se deseja promover um estudo através da recordação ativa e de maneira eficaz, Anki é o caminho para conseguir bons resultados. Nos próximos artigos serão detalhados as características e modos de configuração, instalação e utilização do programa.

Acompanhe nosso site. Fique à vontade para fazer perguntas e sugestões.

Até a próxima!

 

Deivid Araújo
Comments
  1. Guilherme
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  2. ANNA CLAUDIA
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  3. andré
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  4. Maria Suely Donato Soares
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